logo RCN
NOTÍCIAS

Fórum Invest SC define prioridades de em agenda público/privada

  • Divulgação -

A segunda reunião Fórum Empresarial Invest SC ocorreu via webconferência, nesta terça-feira, 4, com as presenças dos secretários de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Ricardo de Gouvêa; da Fazenda, Rogério Macanhão; da Infraestrutura, Leodegar Tiscoski; de Assuntos Internacionais, Daniella Abreu; presidente da SCPar, Ricardo Moritz; presidente da Casan, Roberta Maas dos Anjos; diretor de Inovação e Competitividade da Fiesc, José Eduardo Fiates; e representantes das 30 maiores empresas do Estado. Na ocasião, foram definidas estratégias de trabalho e pautas prioritárias do Fórum.

Para o secretário do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Ricardo de Gouvêa, o Governo do Estado, por meio do Fórum Invest SC, tem se posicionado de forma a ouvir as demandas das empresas (sediadas e que querem se instalar no Estado) e apoiá-las para que se possa colocar Santa Catarina em uma posição de destaque no cenário nacional e internacional.

Dentre as principais demandas, estavam melhorias na infraestrutura de logística, programas de capacitação e ampliação da interlocução com o Governo Federal. Um dos tópicos da WEG, apresentada ao Governo do Estado, foi o apoio à construção de uma agenda comum voltada à produtividade do chão de fábrica catarinense, com políticas de estímulo com recursos para inovação, transformação digital das empresas, treinamento e capacitação de mão de obra. "Nós já estamos aplicando essas soluções dentro da WEG e gostaríamos de sugerir programas conjuntos para levar essa realidade para todo o Estado, visando principalmente as médias e pequenas empresas que precisam deste salto de produtividade."

A secretária executiva de Assuntos Internacionais, Daniella Abreu, lembrou que uma parceria com a Fiesc foi alinhada na reunião passada do Fórum Invest SC para o início da atuação conjunta no projeto Travessia - que tem o objetivo de mobilizar a sociedade na recuperação da economia pós-pandemia. Segundo ela, para se trazer mais empresas e investimentos, é preciso atender primeiramente as empresas que já estão no Estado, tanto na área de tecnologia e digitalização como nos serviços qualificados.

Outra demandas foram: da empresa Whirlpool, que sugeriu a articulação junto ao Governo Federal para a abertura de mercado via acordos comerciais e não via redução unilateral da TEC; e da Aurora Alimentos, solicitando a identificação de investimentos públicos, previstos nos planos anuais e plurianuais - nas esferas governamentais federal e estadual - que possam orientar, motivar e apoiar a iniciativa privada a também definir seus futuros investimentos, permitindo articulações junto às representações políticas.

Invest SC

O Invest SC é o programa para atração de investimentos e incentivos à novos negócios para ampliação ou instalação em Santa Catarina. Recriado em 8 de fevereiro de 2021, funciona a partir de um núcleo interinstitucional presidido pelo secretário pela SDE. Fazem parte do programa os secretários e presidentes da SAI, SEF, Sema, SEA, SIE, SCPar, IMA e Fiesc.

Lei do Mecenato: Governo apresenta critérios para financiamento de projetos culturais Anterior

Lei do Mecenato: Governo apresenta critérios para financiamento de projetos culturais

Golpes virtuais usam fatura falsa da Claro para enganar clientes Próximo

Golpes virtuais usam fatura falsa da Claro para enganar clientes

Deixe seu comentário